quarta-feira, 18 de dezembro de 2013


Néctar de Letras e Imagens: Do tempo universal

Ana Maria Haddad Baptista


Tempos Indefinidos/Portugal




          O tempo considerado como uma categoria absoluta diz respeito a uma perspectiva que durante muitos séculos perdurou. O que se pode entender por tempo absoluto? Uma categoria universal. O nosso universo seria regido por um único tempo que reinaria absoluto, independente do espaço, em todos os níveis. Devemos imaginar que haveria um grande relógio universal que regularia o tempo em todos os cantos do universo. “A primeira matematização do tempo físico, anunciada por Galileu e formalizada por Newton, consistiu em supor que este não tem mais que uma dimensão. O argumento era simples: basta um número para datar um acontecimento físico. Há, portanto, apenas um tempo de cada vez.”[1] O tempo absoluto, entre tantas outras possibilidades, aponta para uma representação de continuidade. Veja-se que tal concepção é bastante diferente de um tempo cíclico, como concebia Platão. Não existe  espaço para as lacunas, ou seja, não existem acontecimentos ou absolutamente nada que possa ocorrer fora das linhas da marcação de tempo. Nas palavras de Étienne Klein :[2]

Uma linha, com efeito, não pode ser compreendida sob a forma de linha senão por um expectador em situação de exterioridade. Ora, qualquer ‘levitação’ acima do tempo é impossível: nunca nos podemos retirar do presente para observarmos a sua continuidade com o passado ou com o futuro. Então, como diabo podemos  falar ‘de uma forma do tempo’, se isso pressupõe um olhar exterior sobre o tempo que, precisamente, nós não temos? Seremos nós como que peixes misteriosamente capazes de descrever o aspecto exterior do aquário?
           

Presente/Passado/Futuro


Um dos elementos paradoxais do tempo é justamente esse. Como sair do tempo? O tempo é uma teia inquebrável. Tal fato deve ser considerado em vários níveis:  primeiro, o da memória. Não há como nos descartarmos da memória.  Grandes pensadores já disseram que não adianta nada nos queixarmos do passado, ele apenas riria de nós! A memória do que foi e o que foi,  não importa, não volta. O passado , nossa memória, na verdade, a nossa identidade estão grudados em nós tal qual uma cola que nunca se dissolve, tal qual uma goma que nunca se desprende. Uma prisão perpétua. Logo, como analisarmos o tempo e a memória fora delas? Não há possibilidade de exterioridade, segundo tão bem afirma Klein.
Desta forma, sempre que olhamos para o passado será sob a ótica do presente. Uma condenação da humanidade. Justamente porque não temos como sair do tempo e muito menos pularmos para um acontecimento passado tal como ele ocorreu. Como já foi dito a olhada “para trás” sempre será a partir do presente. Com tal perspectiva nunca conseguimos a captação total do passado em si mesmo. Tal fato não implica em afirmar de que não seja possível um “passado em si”, como teria afirmado Bergson.
           Para Newton a força resultava em aceleração. Além disso, Newton considerou que o movimento dos corpos celestes era regido por um sistema de forças comprovadas por resultados matemáticos simples. Sabe-se ter sido concluído que o sistema da mecânica newtoniana poderia controlar o Universo, tal como um fino tecido onde todos os fios se cruzariam de maneira controlada. Não resta a menor dúvida de que um Universo determinístico, previsível e cheio de certezas não deixa de ser altamente atraente e sedutor em diversos níveis. Tal posição invoca controle, submissão e outros conceitos análogos.Um universo previsível e submetido às leis que se repetiriam de maneira idêntica e regular.


Tempos Reflexos/Irlanda
Obs: Grande parte deste texto foi publicado no livro Tempo-Memória, Ana Maria Haddad Baptista/ Editora Arké/São Paulo.



[1] O tempo de Galileu a Einstein, p. 51.
[2] Idem, p. 53


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