sábado, 23 de maio de 2015


Néctar de Letras: educação & tempo-memória

Ana Maria Haddad Baptista

Universidade Nove de Julho, Memorial, 2o. semestre de Letras, noturno.

Meus alunos surpreendentes escreveram: 



"Após a descoberta tornei-me uma garota amarga. As horas na Uninove não passavam. Na minha casa olhava o relógio ansiosa querendo empurrar o ponteiro só com o olhar. Antecipava minha chegada nas aulas na tentativa de vê-lo novamente. (...) Dias e meses que desejo esquecer. A chuva demorava a passar, o sol era quente. Insuportável. Até o tempo de espera para abrir o farol parecia longo."      Edenilza Jesus dos Santos

"O gosto pelo estudo em práticas de ensino aumentaram. Mudei para a licenciatura na Universidade Nove de Julho. Sinto a perda de tempo. Foi e é uma decepção até hoje."  Maira Martins do Nascimento



"No final descobri que tudo o que sei é o que falam. Não tive a oportunidade de formar a minha opinião. Meu amigo teve e perdeu tudo. (...) No fim o tempo e a memória que nos fizeram reféns foram nossos amigos."    anônimo


"O tempo foi algo como se estivesse congelado minhas lembranças e ficando só naquele momento. São recordações de momentos decepcionantes que não se apagam da memória mesmo sabendo que se passaram tantos anos. Os detalhes estão vivos na memória. Tanto os felizes, como as mágoas e frustrações(...) Sensação de não ter vivido."          anônimo

"Fiquei extremamente chateada pelo fato de que não era o que eu queria e naquela época era como se meu mundo tivesse desabado o tempo para mim. Estava perdido. Eu me sentia extremamente frustrada."   Cecília Machado

"Mesmo depois de muito tempo, a mente volta para os momentos felizes. Ora para os momentos tristes. Uma mistura de sentimentos e o tempo nesse momento causa estranhamento. Não entendo o real motivo de voltar no tempo sabendo que estou em outro relacionamento e perdendo tempo em pensar algo que não deu certo."     anônimo

"Após um término de relacionamento o tempo parece não passar. É quase inevitável não se apagar as memórias do relacionamento (...) Mesmo com o  tempo se arrastando...você acaba voltando a viver e criando novas experiências e objetivos. Quando percebe...o tempo volta ao normal e as lembranças começam a se esvair. E o que no início parecia a maior decepção da sua vida, acaba se tornando uma experiência nova."      Jéssica Cristina/ Lisandra Caetano



"Como foi acontecer? Como puderam fazer isso comigo? O tempo simplesmente parou arrasando meu coração. Nossa amizade."     Lucilene Pereira

"O tempo para mim não passava. Pensava o tempo todo no que tínhamos vivido. Dia após dia...como dizem...fui matando um leão dentro de mim. Mas o tempo é o melhor remédio".          SSP



"O tempo congela aquele momento de 'incapacidade'. Mas o mesmo tempo passa e traz com ele a maturidade e o entendimento de que tudo tem a sua hora."  Mara Angélica/ Denis Batista

 "Tempos compartilhados com estudantes são eternizados pela memória. São tempos de fascínio diante do inesperado."    Ana Maria Haddad Baptista





2 comentários:

  1. Suas aulas sempre tão provocadoras, parabéns por ser uma Professora Inspiradora.

    ResponderExcluir