quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

O que é ler?



Ana Maria Haddad Baptista



Liberdade para voar/Rose Marie Silva Haddad



Ler é olhar para o mundo e perceber as diversas confluências que se bifurcam ao nosso redor. Penetramos em verdadeiros labirintos, muitas vezes, provocativos, que nos obrigam a analisar, julgar, relacionar, escolher, e, sobretudo: interpretar.
Ler um livro estritamente literário significa um despojamento de tal ordem, que, sem que percebamos, aprofundamos e mergulhamos em nossas próprias subjetividades. De que forma? Ora, ao adentrarmos na leitura as personagens que nos são apresentadas possuem um perfil. Dentre outros elementos que o compõem...destaca-se, em especial, um modelo de interioridade. Este modelo é único, irrepetível. Nessa medida, ao conhecermos um outro modelo que se apresenta, mergulhamos  em nossa temporalidade, subjetividade.
Ler um livro significa libertar-se dos viéses tentadores da eterna repetição e da monotonia cotidiana. A leitura, quando maravilhosa, possibilita um novo mundo, um novo olhar para as coisas. Uma nova maneira de sentir. Outras formas de percepção em relação aquelas que até então conhecíamos.
Ler um livro significa, acima de qualquer coisa, liberdade para voar. Por quê? Porque podemos imaginar, criar, fantasiar, voar para onde quer que queiramos! Somos donos de nossa imaginação!
Estamos libertos no pensamento e para pensar. Desta forma, como a leitura exige, sobretudo, introspecção, obrigatoriamente pensamos.
Ler um livro significa uma troca, sem precedentes, entre o autor e o leitor. Tal encontro permite uma relação intersubjetiva que somente a leitura poderá possibilitar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário