Ana Maria Haddad Baptista
Ana Miranda é uma escritora bastante conhecida por obras como Boca do Inferno e outras. Merecidamente, ganhou diversos prêmios destinados aos grandes mestres da Literatura.
Semíramis, Cia das Letras, lançado recentemente está um arraso! Eu diria que foi o melhor texto literário que li nos últimos anos! Um dos marcos de Ana Miranda é a famosa mistura de ficção e realidade. O denominado romance histórico. Semíramis é um pouco da vida de José de Alencar, nosso grande escritor do século XIX. No entanto a autora não faz uma biografia. Diria: mais uma biografia.
Ana Miranda a cada capítulo do livro faz um verdadeiro poema. Os capítulos praticamente se fecham. Capítulos curtos de parágrafos únicos e, totalmente, trabalhados em linguagem poética. Nessa medida, enquanto fala de José de Alencar, o Cazuza, faz uma literatura plena de poesia como foi a linguagem de Iracema do nosso grande escritor brasileiro.
Em tempos de tanta violência velada, camuflada, explícita, maldita, eis que uma alma sensível como a de Ana Miranda presenteia a humanidade com poeticidade! Com uma literatura que não resolve problemas...mas prolonga, com toda a segurança, nossos sentidos e nos lembra que ainda resta muito de humano no sentido pleno da expressão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário